Urologia é a Nossa Especialidade

A Urologia é a especilidade cirúrgica da medicina que trata do aparelho urinário de homens e mulheres composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

Os médicos especializados em Urologia estão capacitados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Além do aparelho urinário compreendido pelo rim, ureter, bexiga e uretra, o urologista possui aptidão para o tratamento do sistema reprodutor masculino compreendido por testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis o que por esta razão aumenta o índice de pessoas do sexo masculino no consultório urológico.

Apesar da especilidade atender um índice de homens maior que o de mulheres, a mulher desenvolve um papel muito importante para o urologista na nossa sociedade. Pela sua natureza de ser cuidadosa e bastante atenta com relação à saúde, elas conseguem quebrar alguns paradigmas e preconceitos que cercam a população masculina quanto a procura de um médico especialista em urologia. Logo, as mulheres frequentam o consultório do urologista em duas oportunidades: busca de cuidados para o seu aparelho urinário (necessidade) ou na busca do tratamento de seus familiares, amigos, parceiros do sexo masculino (orientação).

A urologia se relaciona ainda com outras especialidades como: nefrologia, andrologia, ginecologia, proctologia e oncologia.

sistema urinario urologia

sistema reprodutor masculino urologia

 

Para perguntas e esclarecimentos entre em contato com o Hospital Urológico e Centro Diagnóstico de Brasília ligando para nós no telefone (61) 3345-9300.


Fonte: Wikipédia - Enciclopédia Livre On-line
Adaptação: Luis Felipe Souza Cunha