Braquiterapia para o Câncer de Próstata - Hospital Urológico de Brasília - Asa Sul - Brasília/DF

Braquiterapia para o Câncer de Próstata

Braquiterapia para o Câncer de Próstata - Hospital Urológico

Oferecendo o que há de melhor em tecnologia, o Hospital Urológico inovou no mercado do Distrito Federal. Trouxe para a capital a BRAQUITERAPIA, tratamento não-cirúrgico para o câncer de próstata, eficaz quando o câncer é diagnosticado e acompanhando desde sua fase inicial.

Apresentamos abaixo informações sobre o câncer de próstata e seu tratamento por meio da Braquiterapia.


O que é e onde se localiza a Próstata?

A próstata é uma glândula existente somente nos homens, que pesa aproximadamente 20 gramas no adulto e tem a função de produzir substâncias importantes para a fecundação e está localizada próxima à bexiga e ao ânus.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou quando apresentam são semelhantes ao crescimento benigno da próstata - dificuldade para urinar, frequencia urinária aumentada durante o sia ou a noite. Em fase avançada, a doença pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, como infecções generalizadas ou insuficiência renal.

É possível evitar a doença?

Embora a adoção de um estilo de vidasaudávelesteja ligada à redução do risco do câncer e de outras doenças, ainda não há uma forma 100% eficaz para evitar a doença. Por isso, a detecção precoce é fundamental. Os homens devem visitar o urologista anualmente, a partir dos 45 anos. Aqueles que possuem histórico de câncer de próstata na família devem iniciar o exame preventivo aos 40 anos.

Como é feita a detecção da doença?

A detecção é realizada pelo exame clínico - toque digital - e pelo exame de sangue que verifica a dosagem do antígeno específico (PSA). Esses exames podem sugerir a existência da doença e indicarem a realização de ultra-sonografia pélvica ou portática transretal. A ultra-sonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar a biópsia prostática transretal.

Como é feito o tratamento?

Depende do estágio no qual a doença se encontra, podendo englobar cirurgia, mas como os demais tipos de câncer, quanto mais precoce a detecção, melhor a condição de tratamento e a probabilidade de cura.

Em caso de cirurgia qual é a opção?

Em caso de cirurgia, a urologia oferece como opção a Braquiterapia para o câncer de próstata, que consiste em um tratamento radioterápico. No caso específico da braquiterapia, a fonte geradora da radiação é implantada no órgão em tratamento, ou seja, na próstata.

Como é o procedimento?

As sementes radioativas, em número de 100, são levadas até a próstata por agulhas e posicionadas sob o controle de ecografia e raiosX, com distribuição homogênea em todo o tecido prostático. esse procedimento é realizado no centro cirurgico, sob anestesia. As sementes permanecem definitivamente no local implantado, mas sua atividade radioativa tem meia-vida de 59 dias. Logo, após alguns meses, elas encerram sua função.

O procedimento é indicado para qualquer tipo de tumor?

Não. Para que o tratamento seja efetivo, o tumor deve ser sensível à radiação.

Que cuidados devem ser tomados após o tratamento?

Permanecer em acompanhamento para exames de controle de acordo com o tipo e a classificação do câncer tratado.

Como é a recuperação?

O tempo de implantação é de 2 horas. O paciente permanece hospitalizado por 24 horas e deve, ainda, manter repouso domiciliar por cerca de uma semana. O acompanhamento é ambulatorial, por meio de consultas e exames. 

Onde encontro esse tratamento?

Aqui mesmo no Hospital Urológico de Brasília.

Segundo a Revista Veja (Edição 2020 - ano 40 - nº 31 - 08 de agosto de 2007) "O Distrito Federal se fortalece com a oferta de hospitais especializados, como o Hospital Urológico, muito valorizado pela dimensão que o câncer de próstata assume junto ao público masculino".

Além do Distrito Federal, outros estados como São Paulo e Paraná já possuem o tratamento consolidado.


Para maiores informações entre em contato pelo telefone (61) 3345- 9300 ou escreva para nós na opção fale conosco.