No dia 09 de junho é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional da Imunização.
Dada a pandemia que estamos vivendo, não só no Brasil, mas como no mundo, nunca a imunização foi tão desejada e valorizada, já que, nos tempos atuais, um vírus está matando milhares de pessoas por dia e ainda não há uma vacina que dê a imunidade necessária para que as pessoas se sintam protegidas.
O Dia Nacional da Imunização foi criado no Brasil para chamar atenção da sociedade para a importância da vacinação.
Se vacinar é mais que importante, é a maneira mais eficaz de combater doenças que, independentemente de raça ou crença, acometem diversos públicos, como caxumba, tétano, sarampo, gripe, entre outras.
No Brasil, existe um Calendário Nacional de Vacinações, que foi instituído através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
A ideia é manter um leque de vacinas anualmente para proteger pessoas de todas as idades. São ofertados gratuitamente mais de 40 diferentes imunobiológicos para a população.
Mesmo agora, diante de uma pandemia de Covid-19, não podemos deixar de lado outras patologias que ameaçam a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização, o Brasil tem registrado índices insatisfatórios de cobertura vacinal para algumas enfermidades, como a poliomielite.
Dados da entidade apontam que, antes mesmo do Covid-19, a cobertura vacinal para a poliomielite estava em 80%, sendo que o ideal é 95%.
IMPORTANTE: Não deixe de se vacinar! Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e cheque qual ou quais vacinas você precisa para se proteger e proteger a quem VOCÊ AMA.