Uretero-Nefrolitotripsia Flexível com Laser

Avalie-nos no Google

Sua avaliação é super importante para continuarmos melhorando nosso atendimento. Utilize ou clique no QR Code abaixo:

Contato

Atendimento

Consultas

  • Segunda – Sexta:
    08:00 – 19:00
  • Sábados:
    08:00 – 13:00
  • Domingos Urgências Urológicas


Exames

  • Segunda – Sexta:
    07:00 – 19:00
  • Sábados:
    07:00 – 13:00

ARTIGOS RECENTES

Por que indicar?

Hoje em dia as cirurgias abertas são procedimentos do passado e as cirurgias percutâneas estão se tornando procedimentos coadjuvantes, sendo realizadas somente em casos muito especiais ou como parte de tratamento em conjunto com outras técnicas associadas. A evolução tecnológica que experimentamos hoje em dia nos permite tratamento “padrão ouro” para os cálculos ureteral e rena devido o seu elevado índice de sucesso na fragmentação dos mesmos e seu baixo índice de complicações.

Com a introdução do ureterorenoscópio flexível as indicações e o índice de sucesso aumentaram significativamente, assim como a redução das complicações. E este sucesso deve-se ao fato do equipamento flexível ser de calibre mais fino e maleável. Desta forma, causa um menor traumatismo ao ureter, permite acessar os cálices renais, devido sua flexibilidade, realizando com maior segurança a quebra de cálculos dentro dos cálices renais. O acesso aos cálices renais com o aparelho semi-rígidos e praticamente impossível devido sua limitada maleabilidade. Desta forma, hoje em dia, e inaceitável a realização do tratamento do cálculo renal que na seja por Nefrolitotripsia Transureteroscópica utilizando a fibra a laser e o laser como fonte de energia litotridora.

O mesmo raciocínio pode ser usado para os cálculos ureterais, não só por se conseguir melhores resultados, bem com o pela redução das complicações e damos aos pacientes evitando-se assim lesões traumáticas no ureter como lacerações iniciais e estreitamentos futuros. Esta ocorrência pode levar a obstrução do ureter causando problemas no esvaziamento renal aumenta a pressão intracavitária. Esta pode levar a destruição progressiva do parênquima renal (hidronefrose) e perda completa do órgão.

O procedimento de litotripsia utilizando-se a energia laser é em geral mais rápido que os demais procedimentos para o tratamento do cálculo urinário. Porém, dependendo do tamanho, densidade e localização do cálculo pode exigir, nestes casos, um tempo excepcionalmente maior.

Assim sendo, podemos afirmar que a Litotripsia transureteroscópica flexível de cálculos urinários utilizando-se o laser e conseqüentemente a fibra laser oferece maior qualidade, segurança e menores riscos de complicações para o paciente, medico e instituições envolvidas.


Fonte: Dr. Evandro de Oliveira Cunha – Médico Urologista – Ex Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia desde 1981 – Ex Diretor Geral do Hospital Urologico de Brasília.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Seja bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília/DF.
O que podemos fazer por você hoje?

Acesse a sua Área EXCLUSIVA “MEU HU”. Nela você poderá:

  • Agendar consultas e exames;
  • Conhecer nossos médicos Urologistas;
  • Acessar resultados de exames (EM BREVE);
  • Conhecer nossa carteira especial de convênios;
  • E muito mais.


Você também pode baixar o aplicativo!