Varicocele: Da sua definição ao seu Tratamento

Avalie-nos no Google

Sua avaliação é super importante para continuarmos melhorando nosso atendimento. Utilize ou clique no QR Code abaixo:

Contato

Atendimento

Consultas

  • Segunda – Sexta:
    08:00 – 19:00
  • Sábados:
    08:00 – 13:00
  • Domingos Urgências Urológicas


Exames

  • Segunda – Sexta:
    07:00 – 19:00
  • Sábados:
    07:00 – 13:00

ARTIGOS RECENTES

Os testículos, como qualquer órgão, possuem vascularização arterial e venosa. O sangue arterial leva os alimentos e o oxigênio e as veias trazem de volta o sangue com as impurezas produzidas pela célula. Varicocele é a dilatação das veias do cordão espermático (estrutura que sustenta e mantém os testículos na bolsa escrotal).

Características anatômicas associadas a incompetência das válvulas das veias espermáticas são as principais origens da doença.

Sua incidência é de mais ou menos 15%. Um dado considerado importante é a estreita relação entre a varicocele e a infertilidade masculina. Nem todo homem infértil tem varicocele e nem todo homem com varicocele é infértil. Estima-se que 35% dos homens com inférteis têm como causa da infertilidade a varicocele.

Apresentação clínica
Não existem sintomas definidos que possam levar o médico a suspeitar de varicocele. A própria dor escrotal que alguns afirmam poder ser sintoma de varicocele é muito questionada.

O sinal mais comum é a presença de veias dilatadas e tortuosas na bolsa escrotal. Normalmente o paciente procura o urologista devido infertilidade e na pesquisa o médico diagnostica a varicocele ou o paciente palpa um espessamento na bolsa escrotal.

O lado mais atingido, por uma razão anatômica, é o lado esquerdo. O aparecimento súbito de varicocele principalmente em pessoas idosas pode ser causado por tumores renais devido à compressão da veia renal.

Diagnóstico
No exame físico verifica-se a presença de Veias calibrosas numa das metades da bolsa escrotal, ou em ambas, não dolorosa e que aumentam de volume quando o paciente é submetido a uma
manobra de esforço.

A varicocele pode ser CLÍNICA e neste caso pode apresentar-se com diferentes graus de dilatação: Desde pequena até enormes formações que parecem “cachos de uva” na bolsa escrotal ou pode ser SUB-CLÍNICA e neste caso só aparece quando do esforço físico.

Nos casos duvidosos o médico solicita uma ecografia da bolsa escrotal com Doppler colorido ou uma cintilografia dos testículos e muito raramente uma termografia testicular. Todo paciente com varicocele deve realizar um espermograma a fim de avaliar sua fertilidade.

Varicolcele e infertilidade

Existem quatro teorias para explicar como a varicocele pode ser causa de infertilidade.

1. Você já se perguntou porque o testículo fica na bolsa escrotal, logo, fora do corpo? Assim é porque o testículo para produzir espermatozóide necessita de uma temperatura em torno de 1°C abaixo da temperatura corporal. As musculaturas do cordão espermáticas e da bolsa escrotais relaxam ou contraem colocando os testículos mais próximos ou mais longe do corpo de acordo com a temperatura. Uma das teorias que tenta explicar as alterações no esperma baseia-se nesta característica. Acredita-se que com a dilatação das veias ocorra a formação de uma cobertura do testículo aumentando sua temperatura.

2. Baixa da oxigenação testicular. Esta teoria baseia-se no fato de que a dilatação das veias promove uma dificuldade do sangue retornar, logo, se tem dificuldade de sair irá ocorrer também dificuldade de chegar sangue novo oxigenado.

3. Alta do volume de gás carbônico. Muito parecida com a teoria acima, pois se baseia na permanência maior do sangue não oxigenado aumentando a dificuldade na retirada do CO2 aumentando sua concentração na célula. Tal fato promove uma hipóxia testicular e diminuição da sua função.

4. Influencia deletéria dos hormônios da supra renal. A supra renal é uma glândula que se localiza acima do rim e tem por função produzir hormônios em especial a adrenalina. Como o sangue que drena a supra renal esquerda, drena tal como as veias espermáticas esquerdas para a veia renal esquerda, impurezas da supra renal podem descer até o testículo e causar dano celular que iria causar as alterações no esperma.TRATAMENTO

O tratamento é sempre cirúrgico e só existem duas indicações absolutas: A primeira quando de alterações no espermograma como diminuição do número, da motilidade dos espermatozóides e alterações na sua morfologia; A segunda indicação é quando o paciente apresenta uma dilatação das veias tão grandes que alteram a estética causando sérios problemas psicológicos.

Indicar cirurgia para tratar possível dor causada pela varicocele pode não ser uma conduta muito correta. Recomenda-se informar ao paciente que o mesmo pode continuar com dor na bolsa escrotal apesar da cirurgia.

O tratamento, quando indicado, é sempre cirúrgico e consiste na ligadura das veias espermáticas dilatadas, geralmente é bem sucedido, e se a varicocele for a única causa da infertilidade, essa estará resolvida.

Todos os pacientes com varicocele que não se enquadram nos casos acima devem ser orientados a usar um suspensório escrotal, ou usar uma cueca mais apertada, durante os exercícios, uma vez que o calibre das veias pode aumentar com o esforço físico.

Varicocele e adolescentes
Em crianças e adolescentes a indicação é controversa, porém, sempre que se observar uma não progressão no crescimento do testículo ou uma diminuição de seu volume (atrofia) a cirurgia deve ser indicada. Em crianças e no pré-adolescente não temos a disponibilidade de realizar o exame do esperma.


Dr. Evandro de Oliveira Cunha
Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU) desde 1982.
Médico Urologista do Hospital Urológico de Brasília.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Seja bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília/DF.
O que podemos fazer por você hoje?

Acesse a sua Área EXCLUSIVA “MEU HU”. Nela você poderá:

  • Agendar consultas e exames;
  • Conhecer nossos médicos Urologistas;
  • Acessar resultados de exames (EM BREVE);
  • Conhecer nossa carteira especial de convênios;
  • E muito mais.


Você também pode baixar o aplicativo!