Excesso de álcool pode sobrecarregar os rins

Avalie-nos no Google

Sua avaliação é super importante para continuarmos melhorando nosso atendimento. Utilize ou clique no QR Code abaixo:

Contato

Atendimento

Consultas

  • Segunda – Sexta:
    08:00 – 19:00
  • Sábados:
    08:00 – 13:00
  • Domingos Urgências Urológicas


Exames

  • Segunda – Sexta:
    07:00 – 19:00
  • Sábados:
    07:00 – 13:00

ARTIGOS RECENTES

O consumo excessivo de álcool pode afetar negativamente muitos órgãos do corpo, incluindo os rins. Os rins são responsáveis ​​por filtrar o sangue, removendo resíduos e excesso de líquido, mantendo o equilíbrio de eletrólitos e produzindo hormônios importantes. Quando os rins são danificados, pode ocorrer insuficiência renal, uma condição perigosa que pode ser fatal se não tratada.

Dr. Rodrigo Braz, urologista e membro do corpo clínico do Hospital Urológico de Brasília, lembra que é muito importante a hidratação e controlar a ingestão de álcool para que seus rins funcionem normalmente e mantenha a sua saúde urológica.

Assista no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).

Ouça a entrevista na íntegra e nos diga o que achou… Sua opinião e participação são importantes para nós!

Aproveite para nos seguir no FacebookInstagramTwitter e no YouTube para acompanhar nossas dicas, novidades e conteúdos!

O álcool afeta os rins de várias maneiras

Em primeiro lugar, pode levar a uma desidratação significativa, o que pode sobrecarregar os rins e reduzir sua capacidade de filtrar adequadamente o sangue. Além disso, o ele é um diurético, o que significa que aumenta a produção de urina, levando a mais perda de fluidos e eletrólitos.

O álcool também pode levar ao desenvolvimento de várias condições renais. A nefrite intersticial alcoólica é uma condição inflamatória dos rins que pode ocorrer devido ao seu consumo excessivo. A nefropatia diabética, que é uma das principais causas de doença renal crônica, pode ser agravada pelo consumo excessivo de álcool.

Além disso, o seu consumo excessivo pode aumentar o risco de cálculos renais. Os cálculos renais são depósitos duros de minerais e sais que se formam nos rins e podem causar dor intensa e problemas de urina. O álcool pode aumentar a concentração de urina, o que pode levar à formação de cálculos renais.

Embora o consumo moderado de álcool possa não afetar diretamente a função renal, o consumo excessivo e frequente de álcool pode levar a danos nos rins. É importante limitar o consumo de álcool e manter uma dieta saudável e hidratação adequada para proteger a saúde dos rins.

Em resumo, o álcool pode ter efeitos negativos significativos nos rins. O consumo excessivo de álcool pode levar à desidratação, inflamação renal, nefropatia diabética e aumento do risco de cálculos renais. Para proteger a saúde dos rins, é importante limitar o consumo de álcool e adotar hábitos saudáveis ​​de vida.


Notou algum problema citado neste artigo? Agende uma consulta conosco.







OUTRAS OPÇÕES

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Seja bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília/DF.
O que podemos fazer por você hoje?

Acesse a sua Área EXCLUSIVA “MEU HU”. Nela você poderá:

  • Agendar consultas e exames;
  • Conhecer nossos médicos Urologistas;
  • Acessar resultados de exames (EM BREVE);
  • Conhecer nossa carteira especial de convênios;
  • E muito mais.


Você também pode baixar o aplicativo!