Dr. Rodrigo Braz, urologista e membro do corpo clínico do Hospital Urológico de Brasília, explica como se dá o envelhecimento do sistema reprodutor masculino.
Assista no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).
Ouça a entrevista na íntegra e nos diga o que achou… Sua opinião e participação são importantes para nós!
Aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e no YouTube para acompanhar nossas dicas, novidades e conteúdos!
Para o seu conhecimento!
O sistema reprodutor masculino é responsável pela produção, armazenamento e transporte dos espermatozoides, bem como pela produção e secreção de hormônios sexuais masculinos. Ele é composto por vários órgãos, incluindo os testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis.
Os testículos são as principais glândulas sexuais masculinas e produzem os espermatozoides e os hormônios sexuais masculinos, como a testosterona. Esses órgãos são protegidos pelo escroto, uma bolsa de pele localizada na base do pênis.
Os espermatozoides produzidos pelos testículos são transportados através dos epidídimos e dos ductos deferentes, onde se misturam com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e pela próstata. O líquido seminal ajuda a nutrir e proteger os espermatozoides e facilita sua locomoção durante a ejaculação.
Durante a ejaculação, os espermatozoides e o líquido seminal são expelidos do corpo através da uretra, um tubo que percorre todo o comprimento do pênis. O pênis é composto por três partes principais: a raiz, o corpo cavernoso e o corpo esponjoso. O corpo cavernoso é responsável pela ereção do pênis, enquanto o corpo esponjoso envolve a uretra e ajuda a manter a rigidez do pênis durante a relação sexual.
É importante manter a saúde do sistema reprodutor masculino através de uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, abstinência do tabaco e consumo moderado de álcool. Além disso, exames regulares com o urologista são essenciais para prevenir e tratar problemas de saúde que possam afetar o sistema reprodutor masculino, como a infertilidade, a disfunção erétil e o câncer de próstata.