Um pênis torto ocorre quando o órgão sexual apresenta algum tipo de curvatura quando está ereto. Seja qual for a direção em que o membro se curva, na maioria dos casos não há com o que se preocupar, pois o pênis precisa de uma leve curva para facilitar a penetração.
Se preferir, ouça este artigo no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).
Por outro lado, curvaturas mais pronunciadas não são consideradas normais e podem indicar a presença de condições mais graves, como a doença de Peyronie. Neste artigo, te ajudaremos a entender melhor quando uma curvatura é anormal e como reconhecer e tratar a doença de Peyronie. Continue lendo este artigo!
Quando uma curvatura peniana não é normal?
Todo homem deve avaliar constantemente a curvatura do seu pênis, afinal, a saúde do seu órgão significa mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para você também.
Geralmente notamos o aparecimento do órgão na puberdade ou no início da vida sexual. Nessa fase, muitos homens já percebem que o pênis tem uma certa curvatura.
A curvatura peniana é causada pela diferença de elasticidade entre os tecidos que compõem o pênis. Como vimos, uma ligeira curvatura é bastante comum.
No entanto, se o ângulo de curvatura for maior que 30º, o alarme deve ser acionado, pois isso é um forte indício de que algo está errado.
Além disso, a curvatura acentuada pode ser acompanhada por outros sintomas, como:
- dor ou desconforto durante a ereção,
- dificuldade para penetrar e manter relações sexuais;
- dor no pênis após relações sexuais;
- aumento da curvatura com o passar do tempo.
Doença de Peyronie: A principal causa de um pênis torto
A doença de Peyronie é caracterizada pelo desenvolvimento de pequenas placas de fibrose dentro do corpo do pênis, resultando em uma curvatura exagerada.
Segundo a literatura médica, a condição atinge cerca de 10 homens, mas a prevalência pode chegar a 20,3% segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.
Causas
Ao contrário do pênis torto congênito, a doença de Peyronie se desenvolve ao longo do tempo e afeta principalmente homens com mais de 40 anos de idade. A condição se desenvolve como resultado de micro-trauma causado pela relação sexual, mas também pode ter outras causas associadas, como:
- avanço da idade;
- problemas de ereção;
- disfunção erétil;
- cirurgia prostática.
Sintomas
Um pênis torto com curvatura severa adquirida ao longo da vida é o principal sintoma da doença de Peyronie. Assim, a identificação da doença a olho nu pode ser feita pelo próprio paciente, mas também é necessário estar atento a outros sintomas gerais causados pela doença.
Entre eles podemos destacar:
- Nódulos ou caroço no pênis: normalmente se formam na parte superior do pênis e podem ser percebidos ao apalpar o órgão em estado flácido.
- Dor no pênis durante a ereção: esse sintoma não é considerado normal em nenhuma situação. Sua presença pode ser um indício da fase de inflamação da Doença de Peyronie.
- Início da disfunção erétil: além de ser causa, a disfunção erétil também é um dos sintomas que podem ser causados pela Doença de Peyronie.
- Diminuição ou afinamento do pênis: pode ocorrer como um dos efeitos da fibrose peniana, estando diretamente associada a uma menor elasticidade dos tecidos.
Tratamento
O tratamento para um pênis torto causado pela doença de Peyronie varia de acordo com o estágio da doença e pode ser clínico ou cirúrgico. Saiba mais sobre eles:
Tratamento Clínico
Indicado para a fase inicial da doença, o manejo clínico se dá por meio de medicações orais, gel, pomada ou corticoide injetável. Esses medicamentos promovem a destruição de placas fibróticas e ajudam a reduzir a inflamação no local, aumentam o fluxo sanguíneo para o pênis e evitam o desenvolvimento da curvatura.
Cirurgia
A cirurgia é indicada quando a doença de Peyronie está em estágio avançado. O procedimento cirúrgico é realizado com o objetivo de remover as placas fibróticas que podem afetar a ereção e a curvatura do pênis. A operação é realizada sob anestesia local e o paciente recebe alta do hospital no mesmo dia.
Prótese peniana
A prótese peniana é uma grande aliada para corrigir fibrose peniana, aumento da curvatura peniana e disfunção erétil.
É um pequeno dispositivo que é implantado cirurgicamente para promover maior rigidez axial após a correção da curvatura, evitando assim maiores traumas e fissuras. Assim, a prótese ajuda o pênis a funcionar adequadamente e permite que o homem tenha uma vida sexual ativa, saudável e satisfatória.
A importância de consultar um urologista
Um pênis torto pode causar certa ansiedade na hora de procurar ajuda médica, mas o primeiro passo para recuperar sua autoestima e qualidade de vida é deixar a vergonha de lado e procurar um urologista.
O diagnóstico da doença de Peyronie ou outras causas que possam estar relacionadas à curvatura acentuada do pênis só pode ser feito por um profissional com auxílio de exames específicos.
Além disso, o tratamento mais adequado para o seu caso só será determinado após uma avaliação criteriosa por um profissional especializado.
Lembre-se que um urologista está acostumado a tratar esse tipo de condição e não te julgará, mas ajudará você a superar da maneira mais saudável possível.
Agradecemos o seu interesse e até o nosso próximo artigo! Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais e no YouTube.
Se você se identificou com algo citado neste artigo, não deixe o problema se agravar e agende uma consulta conosco!
Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp. É só clicar no link para ligar ou nos mandar uma mensagem!
Telefone: +55(61)3345-9300
Whatsapp: +55(61)99947-7815
Respostas de 3