WeCreativez WhatsApp Support
Seja Bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília.
Agende sua consulta ou exame conosco ou tire suas dúvidas quanto ao nosso atendimento:

Sling masculino ou esfíncter artificial: qual o melhor para incontinência urinária grave?

Se você preferir, ouça este artigo sobre “Sling masculino ou esfíncter artificial: qual o melhor para incontinência urinária grave?” no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).

A incontinência urinária grave é um grande obstáculo à qualidade de vida da população masculina e pode levar o paciente ao desenvolvimento de depressão e outras doenças de natureza socioemocional.

A boa notícia é que a condição pode ser tratada com métodos modernos que permitem ao paciente recuperar o controle da micção, como o sling masculino e o esfíncter artificial.

A recomendação do tratamento mais adequado só deve ser feita após consulta individual e avaliação de um especialista. Porém, é importante que o paciente conheça as diferenças e os benefícios dos tratamentos, afinal, ele também tem poder na decisão final.

A escolha certa é essencial para uma vida satisfatória do paciente com o dispositivo implantado e restaurar seu bem-estar e qualidade de vida. Para ajudá-lo nesta missão, reunimos as informações mais importantes sobre o sling masculino e o esfíncter artificial para o tratamento da incontinência urinária grave. Acompanhe na íntegra!

O que causa incontinência urinária grave?

A incontinência urinária pode ser causada por vários fatores que afetam o sistema neurológico ou a capacidade de controlar a bexiga. O envelhecimento é um dos fatores de risco mais importantes, pois leva ao aumento da próstata e, portanto, ao aumento da pressão na bexiga, o que pode levar à incontinência.

A prostatectomia radical – cirurgia para remover a próstata – também é uma das principais causas de incontinência urinária. A condição pode afetar mais de 50% dos pacientes submetidos ao procedimento devido a danos no esfíncter ou nos nervos da área. Além disso, existem outras condições que podem causar incontinência, como:

  • bexiga hiperativa;
  • distúrbios hormonais;
  • tumores; dano ao nervo;
  • prostatite;
  • doenças neurológicas;
  • dentre outras.

A incontinência urinária pode ser considerada grave se o paciente apresentar grandes perdas de urina que podem chegar a 400 ml. Nestes casos, os tratamentos com drogas ou terapias comportamentais geralmente não dão resultados satisfatórios, e a cirurgia minimamente invasiva é recomendada para recuperar o controle da micção.

Sling masculino vs. esfíncter artificial: qual é a melhor opção para mim?

O Sling Masculino e o Esfíncter Artificial são considerados tratamentos altamente eficazes para a incontinência urinária grave. Conheça as diferenças e as vantagens!

Sling masculino para incontinência urinária

O sling masculino consiste em uma pequena tela cirúrgica que permite a elevação anterior da uretra e compressão distal, resultando em aumento do suporte e compressão uretral. O sling consiste em dois braços de silicone com vários elementos cônicos, que são conectados por uma almofada de compressão de espuma de silicone radiopaca.

Os braços do sling são fixados aos elementos cônicos e permitem o ajuste pós-operatório se a continência suficiente não for alcançada. Existem vários modelos de sling e, apesar dos diferentes mecanismos de ação, o objetivo principal é a compressão com tensão suficiente na bulbo uretral, mantendo a tensão para evitar vazamentos e retenção urinária.

Este tratamento é recomendado para os casos em que a incontinência urinária não é tão grave, com melhores resultados em casos moderados de perda de urina.

Esfíncter artificial para incontinência urinária

O esfíncter artificial é considerado o padrão ouro para o tratamento da incontinência urinária após prostatectomia e é um pequeno dispositivo implantado cirurgicamente que pode restaurar o processo natural de controle da urina.

O dispositivo consiste em uma manga oclusora, uma bomba e um balão regulador de pressão. Esses três elementos estão interligados e juntos simulam a função esfincteriana de maneira normal.

O esfíncter artificial abre e fecha a uretra sob o controle voluntário do paciente, sendo que o balonete é esvaziado através da compressão da bomba por 2 a 3 vezes. Ao ser esvaziado, ocorre uma descompressão sobre a uretra, permitindo que a urina seja eliminada.

Este tratamento mostra resultados extremamente satisfatórios para perda de urina moderada a grave. Depois que o dispositivo é implantado, o paciente pode retornar à sua rotina normal, fazer exercícios, viajar, participar de eventos sociais e outras oportunidades sem se preocupar com vazamento involuntário de urina.

O Esfíncter artificial é o tratamento mais moderno e eficaz para a incontinência urinária grave e é considerado superior ao sling masculino. Mesmo os pacientes que não se beneficiaram com o sling podem obter resultados satisfatórios se optarem por um implante de esfíncter artificial.


Caso tenha identificado alguma anormalidade ou sintoma citados neste artigo, entre em contato conosco para agendar uma avaliação.


Se preferir Agende por Telefone ou Whatsapp. É só clicar no link e ligar ou nos mandar mensagem!

Telefone: +55(61)3345-9300
Whatsapp: +55(61)99947-7815