A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição muito comum em homens com mais de 50 anos. É uma condição na qual a próstata cresce e pode pressionar a uretra, causando dificuldade para urinar. Muitas vezes, os pacientes se perguntam se a HPB é um tipo de câncer de próstata, mas, na verdade, as duas condições são completamente diferentes.
Eu sou Dr. Rodrigo Braz de Queiroz, médico urologista, certificado e um dos pioneiros na realização de cirurgia robótica na minha especialidade em Brasília/DF e te convido para conhecer mais sobre esse assunto lendo este artigo na íntegra.
O câncer de próstata é um crescimento anormal de células na próstata que pode se espalhar para outras partes do corpo e pode ser fatal se não for tratado. Já a HPB é um crescimento benigno da próstata, o que significa que não é cancerígeno e não se espalha para outras partes do corpo.
Apesar de não ser câncer, a HPB pode ter um grande impacto na qualidade de vida do paciente. Os sintomas incluem dificuldade em iniciar a micção, fluxo urinário fraco e necessidade de urinar com frequência, principalmente à noite.
Felizmente, existem muitas opções de tratamento eficazes disponíveis para a Hiperplasia Prostática Benigna.
O tratamento da HPB pode incluir medicamentos para relaxar os músculos da próstata e melhorar o fluxo urinário, ou cirurgia para remover parte ou toda a próstata. A escolha do tratamento depende da gravidade dos sintomas e da preferência do paciente.
Portanto, é importante entender que a HPB não é câncer de próstata, mas é uma condição comum e tratável que pode afetar significativamente a qualidade de vida. Se você está sofrendo de sintomas urinários, consulte um urologista para discutir as opções de tratamento disponíveis.
Você gostaria de saber mais sobre o que eu posso te ajudar?
- O que o médico urologista trata?
- O que é cirurgia robótica e suas vantagens para o urologista e pacientes
- Vasectomia, quando posso fazer?
- Reversão de vasectomia existe? Quais as chances de sucesso?
- Estou grávida e tenho pedra nos rins, isso afeta o meu bebê?
Se você está sofrendo de algum problema urológico, não hesite em marcar uma consulta comigo para receber o tratamento adequado.
Respostas de 5