Para eliminar as pequenas pedras nos rins e evitar que se forme outras é importante beber pelo menos 2,5L de água por dia e ter cuidados com a alimentação, como evitar o consumo exagerado de carnes e reduzir o consumo de sal.
Se você preferir, ouça este artigo no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).
A alimentação pode ter um impacto significativo na formação de pedras nos rins. Aqui estão algumas dicas sobre como ajustar a dieta para reduzir o risco de formação de pedras nos rins:
1. Beba bastante água
A desidratação é um dos principais fatores de risco para a formação de pedras nos rins. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, ou mais se você é propenso a desenvolver pedras nos rins.
2. Reduza a ingestão de sódio
O excesso de sódio pode aumentar a excreção de cálcio na urina, o que pode levar à formação de pedras nos rins. Evite alimentos processados, fast food e alimentos ricos em sódio.
3. Reduza a ingestão de proteína animal
Consumir muita proteína animal, especialmente carne vermelha, pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Tente limitar a ingestão de carne e opte por proteínas vegetais.
4. Consuma cálcio suficiente
Uma dieta com baixo teor de cálcio pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Consuma alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo e folhas verdes escuras.
5. Evite alimentos ricos em oxalato
Alguns alimentos contêm altos níveis de oxalato, que podem se ligar ao cálcio e formar pedras nos rins. Evite ou limite alimentos como espinafre, beterraba, amendoim e chocolate.
No caso de diagnóstico de pedra nos rins evite comer:
Orientamos que os seguintes alimentos sejam evitados: sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce.
Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.
Evite algumas bebidas também
- Bebidas açucaradas: Bebidas açucaradas podem aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Evite refrigerantes, sucos concentrados e bebidas energéticas.
- Álcool: O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de desidratação e, portanto, aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Tente limitar ou evitar completamente o consumo de álcool.
Lembre-se de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer grandes mudanças em sua dieta para evitar a formação de pedras nos rins.
Sintomas de pedra nos rins? Clique aqui e saiba mais ou Agende sua consulta agora!
OUTRAS OPÇÕES
Central de Marcação: +55(61)3345-9300
Whatsapp: +55(61)99947-7815