Pedras nos Rins x Alimentação

Avalie-nos no Google

Sua avaliação é super importante para continuarmos melhorando nosso atendimento. Utilize ou clique no QR Code abaixo:

Contato

Atendimento

Consultas

  • Segunda – Sexta:
    08:00 – 19:00
  • Sábados:
    08:00 – 13:00
  • Domingos Urgências Urológicas


Exames

  • Segunda – Sexta:
    07:00 – 19:00
  • Sábados:
    07:00 – 13:00

ARTIGOS RECENTES

Para eliminar as pequenas pedras nos rins e evitar que se forme outras é importante beber pelo menos 2,5L de água por dia e ter cuidados com a alimentação, como evitar o consumo exagerado de carnes e reduzir o consumo de sal.

Se você preferir, ouça este artigo no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).

A alimentação pode ter um impacto significativo na formação de pedras nos rins. Aqui estão algumas dicas sobre como ajustar a dieta para reduzir o risco de formação de pedras nos rins:


1. Beba bastante água

A desidratação é um dos principais fatores de risco para a formação de pedras nos rins. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, ou mais se você é propenso a desenvolver pedras nos rins.


2. Reduza a ingestão de sódio

O excesso de sódio pode aumentar a excreção de cálcio na urina, o que pode levar à formação de pedras nos rins. Evite alimentos processados, fast food e alimentos ricos em sódio.


3. Reduza a ingestão de proteína animal

Consumir muita proteína animal, especialmente carne vermelha, pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Tente limitar a ingestão de carne e opte por proteínas vegetais.


4. Consuma cálcio suficiente

Uma dieta com baixo teor de cálcio pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Consuma alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo e folhas verdes escuras.


5. Evite alimentos ricos em oxalato

Alguns alimentos contêm altos níveis de oxalato, que podem se ligar ao cálcio e formar pedras nos rins. Evite ou limite alimentos como espinafre, beterraba, amendoim e chocolate.


No caso de diagnóstico de pedra nos rins evite comer:

Orientamos que os seguintes alimentos sejam evitados: sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce.

Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.

Evite algumas bebidas também

  1. Bebidas açucaradas: Bebidas açucaradas podem aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Evite refrigerantes, sucos concentrados e bebidas energéticas.
  2. Álcool: O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de desidratação e, portanto, aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Tente limitar ou evitar completamente o consumo de álcool.

Lembre-se de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer grandes mudanças em sua dieta para evitar a formação de pedras nos rins.


Sintomas de pedra nos rins? Clique aqui e saiba mais ou Agende sua consulta agora!






OUTRAS OPÇÕES

Central de Marcação: +55(61)3345-9300

Whatsapp: +55(61)99947-7815

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Seja bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília/DF.
O que podemos fazer por você hoje?

Acesse a sua Área EXCLUSIVA “MEU HU”. Nela você poderá:

  • Agendar consultas e exames;
  • Conhecer nossos médicos Urologistas;
  • Acessar resultados de exames (EM BREVE);
  • Conhecer nossa carteira especial de convênios;
  • E muito mais.


Você também pode baixar o aplicativo!