Prótese Peniana: Conheça as suas vantagens e desvantagens

Avalie-nos no Google

Sua avaliação é super importante para continuarmos melhorando nosso atendimento. Utilize ou clique no QR Code abaixo:

Contato

Atendimento

Consultas

  • Segunda – Sexta:
    08:00 – 19:00
  • Sábados:
    08:00 – 13:00
  • Domingos Urgências Urológicas


Exames

  • Segunda – Sexta:
    07:00 – 19:00
  • Sábados:
    07:00 – 13:00

ARTIGOS RECENTES

A prótese peniana é uma excelente alternativa para restaurar a capacidade erétil de pacientes que apresentam disfunção erétil por cirurgia de próstata ou outros motivos. Como o dispositivo permanece implantado por toda a vida na maioria dos casos, é importante conhecer as vantagens e desvantagens da prótese peniana para fazer a escolha certa.

Se você preferir, ouça este artigo sobre prótese peniana no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).

Existem basicamente dois tipos de próteses penianas: as infláveis ​​e as maleáveis. Embora compartilhem o mesmo objetivo – possibilitar o estado de ereção peniana para manter relações sexuais satisfatórias e duradouras – possuem características diferentes que podem fazer toda a diferença na satisfação, bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Para quem a prótese peniana é indicada?

Uma prótese peniana é um pequeno dispositivo que é implantado cirurgicamente para substituir o tecido erétil para que o paciente possa recuperar a função erétil. O dispositivo é considerado a terceira linha de tratamento para disfunção erétil e é indicado para pacientes que não responderam satisfatoriamente ao tratamento clínico e com drogas injetáveis.

Tal como acontece com outros tratamentos, o implante de próteses penianas tem vantagens e desvantagens que devem ser discutidas em detalhes com o seu urologista. No entanto, se você tem disfunção erétil grave, não teve bons resultados com outros tratamentos e deseja recuperar sua capacidade erétil para ter relações sexuais, há muito mais prós do que contras em uma prótese peniana.

As vantagens e desvantagens da Prótese Peniana

As vantagens e desvantagens das próteses penianas variam principalmente em função do tipo de prótese a ser implantada. Conheça melhor cada tipo, suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.

Tipo Maleável

Também chamada de semirrígido, consiste em duas hastes de metal revestidas com uma camada de silicone que são inseridas cirurgicamente nas câmaras de ereção do pênis.

VANTAGENS DESVANTAGENS
A prótese maleável não apresenta risco de vazamento e é relativamente mais barata que a prótese inflável. Pode ser muito benéfico para pacientes com problemas nas mãos, com lesão na coluna ou muito idosos, pois requer pouca habilidade manual.

 

A principal desvantagem da prótese maleável é que ela deixa o pênis em estado de ereção permanente, o que pode causar grande desconforto ao paciente durante sua rotina, tanto funcional quanto esteticamente. No entanto, tem boa maleabilidade e pode ser posicionado discretamente, mas ainda pode causar desconforto ao paciente.

Tipo Inflável

A prótese peniana inflável é um tipo de cilindro metálico que armazena solução salina e é implantado no escroto. Quando o paciente deseja ter uma ereção, eles simplesmente acionam um pequeno dispositivo localizado sob o escroto para fazer com que o fluido infle os cilindros, o que causa enchimento e aumento da pressão no tecido erétil, tornando o pênis um estado rígido.

VANTAGENS DESVANTAGENS
A grande vantagem da prótese inflável é permitir que o pênis volte ao seu estado flácido. Para fazer isso, basta acionar o dispositivo novamente após a relação sexual para que o fluido flua de volta para o reservatório. Além disso, a aparência da prótese inflável é muito semelhante a uma ereção normal, tornando praticamente impossível distinguir a prótese de uma ereção normal. O implante de uma prótese inflável está associado a maiores custos devido à grande vantagem de não deixar o pênis em estado permanente de ereção. O valor pode ser uma desvantagem para alguns pacientes, mas é preciso considerar o custo-benefício que a prótese pode trazer para sua vida: aumento da autoestima, melhora da qualidade das relações sexuais, bem-estar e qualidade de vida.

Importante: sempre procure um especialista para realizar esse tipo de cirurgia

Seja para o implante de uma prótese peniana maleável ou inflável, é importante que a operação seja realizada por profissional altamente qualificado, pois se trata de um procedimento delicado e complexo.

O sucesso da operação depende diretamente do nível de satisfação do paciente a realização do procedimento e a qualificação do cirurgião fazem a diferença. A operação deve seguir procedimentos padronizados globalmente com o mesmo tipo de antibiótico, anestesia e o mesmo tempo de internação.

Assista o vídeo abaixo, onde o Dr. Rodrigo Braz, membro da Sociedade Brasileira de Urologia e do corpo clínico do Hospital Urológico de Brasília/DF, explica e dá exemplo de quando o paciente deve optar por uma prótese peniana:

 


Se estiver procurando por uma solução em prótese peniana, agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Braz para uma avaliação!







OUTRAS OPÇÕES

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Seja bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília/DF.
O que podemos fazer por você hoje?

Acesse a sua Área EXCLUSIVA “MEU HU”. Nela você poderá:

  • Agendar consultas e exames;
  • Conhecer nossos médicos Urologistas;
  • Acessar resultados de exames (EM BREVE);
  • Conhecer nossa carteira especial de convênios;
  • E muito mais.


Você também pode baixar o aplicativo!