A prótese peniana é uma excelente alternativa para restaurar a capacidade erétil de pacientes que apresentam disfunção erétil por cirurgia de próstata ou outros motivos. Como o dispositivo permanece implantado por toda a vida na maioria dos casos, é importante conhecer as vantagens e desvantagens da prótese peniana para fazer a escolha certa.
Se você preferir, ouça este artigo sobre prótese peniana no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).
Existem basicamente dois tipos de próteses penianas: as infláveis e as maleáveis. Embora compartilhem o mesmo objetivo – possibilitar o estado de ereção peniana para manter relações sexuais satisfatórias e duradouras – possuem características diferentes que podem fazer toda a diferença na satisfação, bem-estar e qualidade de vida do paciente.
Para quem a prótese peniana é indicada?
Uma prótese peniana é um pequeno dispositivo que é implantado cirurgicamente para substituir o tecido erétil para que o paciente possa recuperar a função erétil. O dispositivo é considerado a terceira linha de tratamento para disfunção erétil e é indicado para pacientes que não responderam satisfatoriamente ao tratamento clínico e com drogas injetáveis.
Tal como acontece com outros tratamentos, o implante de próteses penianas tem vantagens e desvantagens que devem ser discutidas em detalhes com o seu urologista. No entanto, se você tem disfunção erétil grave, não teve bons resultados com outros tratamentos e deseja recuperar sua capacidade erétil para ter relações sexuais, há muito mais prós do que contras em uma prótese peniana.
As vantagens e desvantagens da Prótese Peniana
As vantagens e desvantagens das próteses penianas variam principalmente em função do tipo de prótese a ser implantada. Conheça melhor cada tipo, suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.
Tipo Maleável
Também chamada de semirrígido, consiste em duas hastes de metal revestidas com uma camada de silicone que são inseridas cirurgicamente nas câmaras de ereção do pênis.
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
A prótese maleável não apresenta risco de vazamento e é relativamente mais barata que a prótese inflável. Pode ser muito benéfico para pacientes com problemas nas mãos, com lesão na coluna ou muito idosos, pois requer pouca habilidade manual.
|
A principal desvantagem da prótese maleável é que ela deixa o pênis em estado de ereção permanente, o que pode causar grande desconforto ao paciente durante sua rotina, tanto funcional quanto esteticamente. No entanto, tem boa maleabilidade e pode ser posicionado discretamente, mas ainda pode causar desconforto ao paciente. |
Tipo Inflável
A prótese peniana inflável é um tipo de cilindro metálico que armazena solução salina e é implantado no escroto. Quando o paciente deseja ter uma ereção, eles simplesmente acionam um pequeno dispositivo localizado sob o escroto para fazer com que o fluido infle os cilindros, o que causa enchimento e aumento da pressão no tecido erétil, tornando o pênis um estado rígido.
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
A grande vantagem da prótese inflável é permitir que o pênis volte ao seu estado flácido. Para fazer isso, basta acionar o dispositivo novamente após a relação sexual para que o fluido flua de volta para o reservatório. Além disso, a aparência da prótese inflável é muito semelhante a uma ereção normal, tornando praticamente impossível distinguir a prótese de uma ereção normal. | O implante de uma prótese inflável está associado a maiores custos devido à grande vantagem de não deixar o pênis em estado permanente de ereção. O valor pode ser uma desvantagem para alguns pacientes, mas é preciso considerar o custo-benefício que a prótese pode trazer para sua vida: aumento da autoestima, melhora da qualidade das relações sexuais, bem-estar e qualidade de vida. |
Importante: sempre procure um especialista para realizar esse tipo de cirurgia
Seja para o implante de uma prótese peniana maleável ou inflável, é importante que a operação seja realizada por profissional altamente qualificado, pois se trata de um procedimento delicado e complexo.
O sucesso da operação depende diretamente do nível de satisfação do paciente a realização do procedimento e a qualificação do cirurgião fazem a diferença. A operação deve seguir procedimentos padronizados globalmente com o mesmo tipo de antibiótico, anestesia e o mesmo tempo de internação.
Assista o vídeo abaixo, onde o Dr. Rodrigo Braz, membro da Sociedade Brasileira de Urologia e do corpo clínico do Hospital Urológico de Brasília/DF, explica e dá exemplo de quando o paciente deve optar por uma prótese peniana: