fbpx

Urologia, uma especialidade também voltada às mulheres

Avalie-nos no Google

Sua avaliação é super importante para continuarmos melhorando nosso atendimento. Utilize ou clique no QR Code abaixo:

Contato

Atendimento

Consultas

  • Segunda – Sexta:
    08:00 – 19:00
  • Sábados:
    08:00 – 13:00
  • Domingos Urgências Urológicas


Exames

  • Segunda – Sexta:
    07:00 – 19:00
  • Sábados:
    07:00 – 13:00

ARTIGOS RECENTES

Se você preferir, ouça este artigo sobre a Urologia para Mulheres no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).

O urologista é um médico cirurgião especialista dos aparelhos urinários masculino e feminino, além do aparelho reprodutor masculino. As mulheres são mais atingidas por problemas urológicos como infecção e incontinência urinária, além de litíase, sangramento e outras doenças do aparelho urinário.

“Portanto, a visita regular ao urologista se faz necessária também para elas”.

A ginecologia se dedica ao trato do aparelho reprodutor feminino e é vista pela sociedade como a “especialidade feminina”.  Por esse motivo, às vezes, as mulheres não se dão conta de que doenças do aparelho urinário são da área médica dos urologistas e não dos ginecologistas.

“Esse tipo de entendimento por parte das mulheres, pode causar diagnósticos tardios e interferir negativamente no tratamento de algumas doenças urinárias”, alerta Dr. Geovani de Assis Pinheiro, médico Urologista e Diretor Técnico do Hospital Urológico de Brasília.

Não muito raro, por exemplo, muitas pacientes com “sangue na urina” são erroneamente tratadas como portadoras de infecções urinárias, enquanto o problema real pode ser um câncer de bexiga, já que as duas doenças provocam esse mesmo sintoma.

Ao procurar o urologista, além do exame físico inicial durante a consulta, pode ser necessário que a mulher se submeta, em casos selecionados por alguma queixa ou suspeição do médico em se tratar de algo mais grave, ao exame genital. Os exames complementares dependem da suspeita clínica, mas geralmente abrangem tanto laboratório clínico (com exames de urina e de sangue) quanto de imagem (como USG e outros).

“Principalmente as mulheres com litíase ou infecção urinária de repetição devem realizar check-ups regulares e visitar um urologista frequentemente. Dependendo da gravidade, a consulta pode ser anual, semestral ou até mesmo trimestral”.

O que achou desse artigo sobre urologia? Não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e no YouTube para acompanhar nossas dicas, novidades e conteúdos!


Sua saúde urológica está em dia? Agende seu check-up conosco!







Se preferir Agende por Telefone ou Whatsapp. É só clicar no link e ligar ou nos mandar mensagem!

Telefone: +55(61)3345-9300
Whatsapp: +55(61)99947-7815

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Seja bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília/DF.
O que podemos fazer por você hoje?

Como anda a sua Saúde Urológica?

Não deixe de lado a sua saúde e bem-estar. Acesse a sua Área EXCLUSIVA “MEU HU”. Nela você poderá:

  • Agendar consultas e exames;
  • Conhecer nossos médicos Urologistas;
  • Acessar resultados de exames imagem e laboratório;
  • Conhecer nossa carteira especial de convênios;
  • E muito mais.