fbpx

A testosterona baixa e seus impactos na saúde masculina

Avalie-nos no Google

Sua avaliação é super importante para continuarmos melhorando nosso atendimento. Utilize ou clique no QR Code abaixo:

Contato

Atendimento

Consultas

  • Segunda – Sexta:
    08:00 – 19:00
  • Sábados:
    08:00 – 13:00
  • Domingos Urgências Urológicas


Exames

  • Segunda – Sexta:
    07:00 – 19:00
  • Sábados:
    07:00 – 13:00

ARTIGOS RECENTES

Olá, eu sou Dr. Rodrigo Braz de Queiroz, médico urologista, certificado e um dos pioneiros na realização de cirurgia robótica na minha especialidade em Brasília/DF e no post de hoje eu vou te explicar o que é testosterona e como a baixa testosterona afeta a saúde masculina. Acompanhe até o final.

A testosterona é um hormônio esteroide produzido pelos testículos masculinos, mas também por mulheres em menores quantidades pelos ovários.

Este hormônio é responsável por características masculinas, como o crescimento muscular, a regulação do apetite sexual e o desenvolvimento dos pelos faciais. No entanto, seus os níveis podem diminuir naturalmente com a idade, além de outras causas.

O que é a testosterona baixa?

A testosterona baixa, também conhecida como hipogonadismo, ocorre quando o corpo não produz a quantidade suficiente de testosterona. Isso pode levar a uma série de sintomas e problemas de saúde, incluindo diminuição da massa muscular, fadiga, perda de pelos, disfunção erétil e baixa libido.

Como a testosterona baixa afeta a saúde masculina?

Além dos sintomas mencionados, a testosterona baixa pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes e depressão. Os homens, com baixa desse hormônio, também podem ter problemas de fertilidade e maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Como tratar?

O tratamento envolve terapias de reposição hormonal, que podem ser administradas por meio de injeções, adesivos transdérmicos ou comprimidos. A escolha da terapia depende das características individuais do paciente e da gravidade da deficiência.

Conclusão

A baixa testosterona pode levar a uma série de problemas de saúde, desde a diminuição da massa muscular até o aumento do risco de doenças cardiovasculares e câncer de próstata. É importante estar atento a sintomas como fadiga, disfunção erétil e baixa libido e buscar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados. A terapia de reposição hormonal pode ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos homens com testosterona baixa.


Como anda a sua saúde urológica? Agende seu check-up comigo!

 







OUTRAS OPÇÕES

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Seja bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília/DF.
O que podemos fazer por você hoje?

Como anda a sua Saúde Urológica?

Não deixe de lado a sua saúde e bem-estar. Acesse a sua Área EXCLUSIVA “MEU HU”. Nela você poderá:

  • Agendar consultas e exames;
  • Conhecer nossos médicos Urologistas;
  • Acessar resultados de exames imagem e laboratório;
  • Conhecer nossa carteira especial de convênios;
  • E muito mais.