A bexiga baixa, também conhecida como cistocele, é uma condição em que a bexiga se projeta na parede vaginal, causando desconforto e dor.
É comum em mulheres, especialmente após a menopausa, e pode ser causada por fraqueza dos músculos do assoalho pélvico devido ao parto, idade ou obesidade.
Eu sou Dr. Rodrigo Braz de Queiroz, médico urologista, certificado e um dos pioneiros na realização de cirurgia robótica na minha especialidade em Brasília/DF e te convido para conhecer mais sobre esse assunto lendo este artigo na íntegra.
O diagnóstico geralmente é feito por meio de um exame físico e exames de imagem, como ultrassonografia ou cistoscopia. Em alguns casos, podem ser realizados testes urodinâmicos para avaliar o funcionamento da bexiga.
O tratamento para a bexiga baixa pode incluir fisioterapia para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, o uso de dispositivos de suporte vaginal, como pessários, ou cirurgia em casos mais graves.
A escolha do tratamento dependerá da gravidade dos sintomas e do impacto na qualidade de vida da paciente.
É importante lembrar que a bexiga baixa pode ser prevenida com o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico por meio de exercícios regulares, como os exercícios de Kegel.
Além disso, é fundamental buscar ajuda médica ao perceber os sintomas para evitar o agravamento da condição e, para tal, eu indico a Ative Fisioterapia Pélvica das Doutoras, Alessandra Giordani Theophilo, Carolina Dias Bezerra Carvalho e Isabella Silveira Fernandes Küsel.
Por final, se é você mulher e deseja saber mais como o médico urologista pode te auxiliar na sua qualidade de vida, te convido para clicar aqui e ler o meu artigo sobre esse assunto.
Você gostaria de saber mais sobre o que a Fisioterapia Pélvica pode te ajudar? Assista ao meu Podcast com a participação da Ative.
Se você está sofrendo de algum problema urológico, não hesite em marcar uma consulta comigo para receber o tratamento adequado.