Se você preferir, ouça este artigo sobre a libido no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).
A libido masculina pode, claro, variar entre as diferentes fases da vida dos homens. É comum ter maior desejo sexual do que outros em certos momentos, mas quando o desejo por sexo já está diminuindo por um longo período de tempo, muitas vezes alguém se pergunta como aumentar a libido masculina.
Em muitos pacientes, a diminuição da libido masculina pode causar grande agonia e evoluir para problemas emocionais mais sérios, como depressão. A boa notícia é que existem vários hábitos saudáveis que podem ajudá-lo a recuperar a libido naturalmente. Continue lendo para descobrir o que você pode fazer!
O que causa a baixa da libido nos homens?
O primeiro passo para aumentar a libido masculina é identificar a causa raiz do problema. A perda do desejo sexual pode ser causada por uma variedade de fatores, desde problemas emocionais, alterações hormonais, doenças e hábitos prejudiciais à saúde. Conheça as principais causas:
Problemas hormonais
Quando os níveis de testosterona estão abaixo do normal, os receptores cerebrais responsáveis por controlar e estimular a libido tornam-se menos ativados, resultando em uma diminuição do desejo sexual. Na grande maioria dos casos, o declínio na produção de testosterona ocorre devido ao envelhecimento natural do corpo, especialmente após os 40 anos, quando os homens podem experimentar a andropausa.
Depressão
A depressão é uma doença que pode prejudicar a função de neurotransmissores e até mesmo de hormônios ligados ao sexo e levar a uma diminuição da libido. A depressão também diminui a capacidade de desfrutar de atividades que um homem costumava desfrutar. Também pode levar a problemas de auto-estima, o que também contribui para diminuir a libido e afetar o desejo sexual. Situações que induzem ao estresse, como má situação financeira, sobrecarga de trabalho, crise no relacionamento amoroso ou problemas familiares também podem reduzir a libido. Frustração com o desempenho sexual.
O medo de falhar ou de deixar a parceira insatisfeita pode levá-lo a evitar a relação sexual, fazendo com que sua libido caia.
Traumas psicológicos decorrentes de relações sexuais negativas ou experiências sexuais desagradáveis também podem prejudicar a libido.
Outras causas de perda da libido podem ser:
- uso de drogas;
- consumo excessivo de álcool;
- doenças crônicas;
- distúrbios neurológicos;
- síndrome da apneia do sono e fadiga excessiva.
Como aumentar a libido masculina?
Se você está se perguntando como aumentar a libido masculina, sabe que existem várias alternativas para atingir esse objetivo. Mudar seu estilo de vida é uma das maneiras mais importantes de recuperar naturalmente seu desejo sexual. Saiba o que você pode fazer!
Exercícios Físicos e Alimentação Afrodisíaca
A atividade física melhora as doenças cardiovasculares e promove a liberação de endorfinas, hormônio que proporciona bem-estar, alegria e mais energia. Este aprimoramento – física e mental – é um grande aliado para uma vida sexual satisfatória e, portanto, ajuda a aumentar a libido do corpo.
Mas você pode ir mais longe: consumir alimentos afrodisíacos pode melhorar ainda mais seu desejo sexual. Alguns alimentos afrodisíacos que podem ajudá-lo incluem:
- Maca peruana;
- Oyster;
- Banana;
- Amendoim;
- Noz-moscada;
- Abóbora e linhaça.
Cuide de sua saúde mental
Se o declínio em sua libido é causado por problemas mentais ou situacionais – como estresse, ansiedade, depressão, crises conjugais, problemas financeiros, etc. – é importante procurar ajuda psicológica para cuidar da sua saúde mental. Encontrar hobbies e tirar um tempo para si mesmo também pode ajudá-lo nessa busca.
Rompa com a rotina do relacionamento
O declínio da libido masculina também pode estar relacionado à rotina do relacionamento. Por isso vale a pena experimentar novas posições, descobrir novos hábitos, etc. Não tenha medo de falar com seu parceiro sobre desejos e fantasias, afinal tirar o relacionamento da rotina pode ajudar a melhorar a libido tanto em homens quanto em mulheres.
Evite o consumo de álcool
O consumo de bebidas alcoólicas altera o fluxo sanguíneo e pode levar temporariamente à disfunção erétil e dificuldades de ejaculação, além de problemas psicológicos a longo prazo. Portanto, se você está se perguntando como aumentar a libido masculina, evitar o consumo de álcool, também, é um hábito recomendado.
Consulte um urologista
Nem sempre adotar um estilo de vida saudável pode ser suficiente para aumentar a libido masculina. Em alguns casos, o paciente pode estar sofrendo com disfunção erétil, queda na produção de testosterona ou outros problemas.
Por isso, é importante consultar um profissional para obter o diagnóstico e saber qual o tratamento mais adequado para seu caso. Se precisar, utilize as informações abaixo e agende uma consulta conosco.
Para saber muito mais sobre a saúde do homem e da mulher em Urologia, não deixe de nos seguir nas redes sociais Facebook e Instagram. E se achar que esse post pode ajudar alguém, compartilhe!
Entre em contato conosco para agendar uma avaliação
Se preferir Agende por Telefone ou Whatsapp. É só clicar no link e ligar ou nos mandar mensagem!
Telefone: +55(61)3345-9300
Whatsapp: +55(61)99947-7815