WeCreativez WhatsApp Support
Seja Bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília.
Agende sua consulta ou exame conosco ou tire suas dúvidas quanto ao nosso atendimento:

Novembro Azul: conscientização além do câncer de próstata

Neste mês, urologistas alertam para a saúde geral do homem, com ênfase no crescimento benigno da próstata, tumores ligados ao Sistema Urológico e distúrbios hormonais.

A campanha Novembro Azul tem como principal foco a conscientização para a prevenção do câncer de próstata. Mas, é importante lembrar que existem outras enfermidades que acometem os homens, como o crescimento benigno da próstata, tumores de testículo, bexiga e rim, além dos distúrbios dos hormônios masculinos. Essas enfermidades podem ser diagnosticadas na consulta de rotina com o urologista. Especialistas reforçam que é preciso uma avaliação geral da saúde do paciente e que a ida ao médico urologista para avaliações e exames é fundamental para o bem-estar do paciente.

Ouça no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).

De acordo com o médico especialista do Hospital Urológico de Brasília, Dr. Mário Chammas, o crescimento benigno da próstata é uma alteração muito frequente no consultório e gera uma série de problemas ao homem após os 40 anos de idade. Entre eles, a obstrução da saída da urina, já que o líquido passa por dentro da próstata – glândula que fica embaixo da bexiga. “Embora seja benigno, sem dúvidas é um fator que precisa ser avaliado. Se essa obstrução passa a ser significativa e o paciente começa a ter dificuldade para urinar, pode acarretar ainda no aumento de infecções urinárias e, em casos graves, pode haver perda da função renal”, alerta o urologista.

É válido destacar que o câncer de próstata é, certamente, o mais comum e preocupante em relação ao Sistema Urológico.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata, a cada ano, entre 2020 e 2022. Porém, as avaliações com o especialista podem detectar também outros tumores, como o de testículo, bexiga e rim. De acordo com o INCA, o câncer de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. O de bexiga, apesar de acometer ambos os sexos, também tem incidência maior entre homens. De acordo com o INCA, estima-se que o número de novos casos, a cada ano do triênio 2020-2022, seja de 7.590 entre o público masculino. O câncer de rim é também mais comum em homens. Dados de 2018 do Instituto apontam para 3.760 casos em homens e 2.510 em mulheres.

Outro distúrbio que acomete o público masculino e também merece atenção está relacionado aos hormônios do homem, como o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), ligado à diminuição da testosterona – principal hormônio masculino. Para o urologista Mário Chammas, essa avaliação também é feita por um médico endocrinologista e não acomete todos os homens. Segundo o especialista, é preciso ficar atento aos sintomas como fadiga, diminuição da potência sexual, perda da libido, entre outros. “Às vezes o homem começa a ter uma queda da qualidade de vida por conta desses hormônios e acaba não procurando um médico. Fica aqui o alerta do Hospital Urológico de Brasília, pois, durante o Novembro Azul, precisamos, além de focar no câncer de próstata, trazer ao debate outras doenças que devem ser avaliadas. É importante conscientizar os homens sobre a importância de procurar um urologista para avaliar a sua saúde global”, conclui o médico.


Publicações

Aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e no YouTube para acompanhar nossas dicas, novidades e conteúdos!


Sua saúde urológica está em dia? Agende seu check-up conosco!


Se preferir Agende por Telefone ou Whatsapp. É só clicar no link e ligar ou nos mandar mensagem!

Telefone: +55(61)3345-9300
Whatsapp: +55(61)99947-7815