WeCreativez WhatsApp Support
Seja Bem-vindo(a) ao Hospital Urológico de Brasília.
Agende sua consulta ou exame conosco ou tire suas dúvidas quanto ao nosso atendimento:

Meu pênis é torto, devo me preocupar?

pênis

Se você preferir, ouça este artigo sobre pênis torto no YouTube, é só dar “Play” no vídeo abaixo. Não esqueça de se inscrever e ativar o “sino” das notificações para se manter informado(a).

Um pênis torto ocorre quando o órgão sexual exibe algum tipo de curvatura quando ereto.

Independentemente da direção em que o membro se dobra, na maioria das vezes não há nada com que se preocupar, pois o pênis precisa ser ligeiramente dobrado para ser mais fácil de penetrar.

A presença de condições médicas mais graves, como a doença de Peyronie, essa sim devemos ter atenção.

Neste artigo, iremos ajudar você a entender melhor quando a curvatura está anormal e como identificar e tratar a doença de Peyronie. Acompanhe na íntegra!

Quando o pênis apresenta curvatura anormal?

Todo homem tem que observar constantemente a anatomia de seu pênis, afinal, a saúde do seu órgão significa mais saúde, bem-estar e qualidade de vida também para você.

Normalmente notamos o aparecimento do órgão durante a puberdade ou no início da vida sexual. Nesta fase, muitos homens já podem notar que seu pênis tem uma certa curvatura.

A curvatura do pênis é causada pela diferença de elasticidade entre os tecidos que o constituem. Como vimos, uma ligeira curvatura é bastante comum. No entanto, se o ângulo de curvatura for superior a 30º, fique alerta, pois é um forte sinal de que algo está errado.

Além disso, a curvatura acentuada pode ser acompanhada por outros sintomas, como:

  • dor ou desconforto durante a ereção,
  • dificuldade em penetrar e manter a relação sexual;
  • dor no pênis após a relação sexual;
  • curvatura aumentada ao longo do tempo.

Doença de Peyronie: a principal causa de um pénis curvo

A doença de Peyronie é caracterizada pelo desenvolvimento de pequenas placas de fibrose no interior do pénis que conduzem a uma curvatura exagerada. Segundo a literatura médica, a doença atinge cerca de 10% dos homens, mas a prevalência pode chegar a 20,3%, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

Causas

Ao contrário do pênis torto congênito, a doença de Peyronie parece estar superada e afeta principalmente homens com mais de 40 anos de idade. A doença é causada por microtrauma de relação sexual, mas também pode ter outras causas relacionadas, como:

  • idade avançada;
  • problemas de ereção;
  • disfunção erétil;
  • cirurgia de próstata.

Sintomas

Um pênis curvo com curvatura pronunciada adquirida ao longo da vida é o principal sintoma da doença de Peyronie. Isso permite que o paciente veja a doença a olho nu, mas também é necessário estar ciente de outros sintomas comuns causados ​​pela doença. Dentre eles podemos destacar:

  • Nódulos ou caroços no pênis: eles geralmente se formam na parte superior do pênis e podem ser notados ao palpar o órgão enquanto flácido.
  • Dor no pênis durante a ereção: este sintoma não é considerado normal em nenhuma situação. Sua presença pode ser uma indicação da fase inflamatória da doença de Peyronie.
  • Início da disfunção erétil: A disfunção erétil não é apenas uma causa, mas também um dos sintomas que podem ser causados ​​pela doença de Peyronie.
  • Diminuição ou afinamento do pênis: pode ocorrer como uma das consequências da fibrose peniana e está diretamente ligada clínica ou cirurgicamente à diminuição da elasticidade do tecido.

Tratamento

O tratamento para um pênis torto causado pela doença de Peyronie varia dependendo do estágio da doença e pode ser clínico ou cirúrgico. Saiba mais sobre eles:

Tratamento Clínico
Indicado para os estágios iniciais da doença, o tratamento clínico é realizado com corticosteroides orais, géis, pomadas ou injeções. Esses medicamentos promovem a destruição das placas fibróticas e ajudam a reduzir a inflamação na área, aumentam o fluxo sanguíneo para o pênis e previnem o desenvolvimento da curvatura. A cirurgia é indicada quando a doença tem a doença de Peyronie já em estágio avançado. A cirurgia é feita para remover as placas fibrosas que podem afetar a ereção e a curvatura do pênis. A operação é realizada sob anestesia local e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Prótese peniana
A prótese peniana é uma grande aliada na correção da fibrose peniana, aumento da curvatura peniana e disfunção erétil. É um pequeno dispositivo que é implantado cirurgicamente para promover maior rigidez axial após a correção da curvatura e para prevenir novos traumas e fissuras. Assim, a prótese ajuda o pênis a funcionar adequadamente e permite que os homens tenham uma vida sexual ativa, saudável e satisfatória.

Consultar um urologista é importante

Um pênis torto pode criar ansiedade ao procurar ajuda médica, mas o primeiro passo para recuperar sua autoestima e qualidade de vida é deixar de lado sua vergonha e consultar um urologista.

Diagnóstico de doenças como a de Peyronie Doenças ou outras causas relacionadas à curvatura acentuada do pênis, só podem ser feitas por um profissional com auxílio de exames específicos.

Além disso, o tratamento mais adequado para o seu caso só será determinado após avaliação criteriosa por profissional especializado.


Em caso de ter identificado alguma anormalidade citada neste artigo, entre em contato conosco para agendar uma avaliação


Se preferir Agende por Telefone ou Whatsapp. É só clicar no link e ligar ou nos mandar mensagem!

Telefone: +55(61)3345-9300
Whatsapp: +55(61)99947-7815